Filosofia aplicada - Porquê Filosofia?

| Artigo de Opinião |

Antes de mais, queria vos explicar o que me levou a estudar filosofia de forma autodidacta... Desilusões. É verdade...

As pessoas adoptam estratégias diferentes perante as desilusões da vida. Eu adoptei várias. Uma das primeiras estratégias que adoptei foi alienar-me, o máximo possível, no trabalho e no lazer (ver filmes, séries, sair da realidade...) Entretanto apercebi-me não estava a resultar. Percebi que fugir da realidade não era uma solução.
Então decidi trabalhar outros interesses, e um deles foi estudar mais filosofia (já andava a ouvir umas coisas, mas não tão conscientemente). 

Porque é que vos estou a dizer isso?
 
Porque o próximo tema será precisamente a alienação (que vou partilhar em breve).
Porque sou falível, como qualquer humano, e compreendo a necessidade de nos alienarmos do sofrimento, nosso e dos outros.
Porque custa olhar de frente para a realidade e assumir que não sabemos como a mudar, nossa ou dos outros.
Mas especialmente porque quero vos sensibilizar para o seguinte: alienar-nos dos problemas não ajuda em nada a resolvê-los...

Comecei a escrever este texto no comboio de regresso a Lisboa, após uma pequenina palestra que apresentei nos Dias da Fisio, no Porto, e à qual, curiosamente, tive bom feedback.

Vou vos apresentar algumas considerações iniciais:

- Eu respeito o vosso tempo, portanto, vou fazer por fazer textos curtos;
- Vocês não têm de saber conceitos e nomes de filósofos, por isso vou identificá-los bem;
- Estas reflexões são produto das minhas vivências enquanto profissional de saúde (fisioterapeuta), mas muita da minha inspiração sempre foram os meus pacientes, pelo que estes textos também são para eles, não apenas para colegas;
- E finalmente, todos os meus textos são produto de informação que recolhi, de diálogo com outras pessoas, mas são sobretudo sujeitos à minha percepção individual, e portanto questionáveis.

Estão interessados em saber mais?
Posso desenvolver o tema?
 

Pela não alienação...

(Texto recuperado de Julho 2019)

Comentários

Mensagens populares