Reflexões - Super-herói

| Artigo de Opinião |

Quem é o super-herói da crónica de hoje? Não sou eu certamente. Nem os colegas... podem reduzir ligeiramente o lume do ego, se faz favor; obrigada.
Qual de vós, colegas, é que ao falar com um paciente, subitamente se apercebem que estão na presença de um super-herói? A mim, tantas vezes... E tem me aparecido uns quantos recentemente!

Quando conhecemos uma pessoa pela primeira vez não fazemos ideia da sua vida, das suas perdas, conquistas, sofrimento, alegria, dor. Como nas minhas entrevistas, sobre a experiência da dor da pessoa, procuro perceber um pouco acerca da história de quem está à minha frente, já me aconteceu ter de fazer um esforço considerável para não ficar de queixo caído, a olhar para a pessoa... Ou sacar da caneta e pedir um autografo!

Mas muitas vezes, estes heróis disfarçados, não nos abrem logo o livro todo, e só nos dão acesso a alguns capítulos: o suficiente para avançarmos nas primeiras sessões. Quantas e quantas vezes, à medida que vão ganhando confiança connosco, nos contam os seus feitos heróicos.

Às vezes não tenho palavras para descrever o meu espanto em relação ao que o ser humano consegue aguentar, resistir, e continuar... Não há palavras.

Portanto, a crónica de hoje é a minha modesta homenagens aos heróis que conheci ao longo da minha experiência profissional:

Muito prazer em vos conhecer.
Acreditem que é um verdadeiro orgulho trabalhar convosco.
Obrigada.




Super-herói:
personagem fictícia dotada de poderes fantásticos e notável pelos seus feitos extraordinários em defesa do bem e da justiça;
indivíduo que se assemelha a esta personagem, pela forma corajosa como se comporta.

 

(Texto recuperado de Agosto 2019)

Comentários

Mensagens populares